Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2001 - 15h39

Trocar chuveiro por aquecedor não garante economia, diz Lorenzetti

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

Trocar o chuveiro elétrico por aquecedor a gás vai provocar um maior desperdício de água e não garante a economia de energia.

A avaliação é do gerente de pesquisas e desenvolvimento da Lorenzetti, uma das principais fabricantes desses dois aparelhos no Brasil, Walter Mônaco.

Uma campanha para substituição do chuveiro pelo aquecedor é defendida pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), que promete lançar, no próximo mês, um bônus na conta de luz do consumidor que realizar a substituição dos aparelhos.

Segundo Mônaco, o aquecedor a gás consome cerca de dez litros de água para cada minuto de banho, enquanto o chuveiro elétrico só gasta três litros.

"É a mudança de hábito de banho do brasileiro que vai provocar uma economia de energia", diz Mônaco.

Os fabricantes recomendam um banho normal de oito minutos. É esse o tempo indicado nos selos estampados nos chuveiros. Segundo o gerente da Lorenzetti, as indústrias do setor se reúnem, mensalmente, com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para discutir formas de melhorar a eficiência do produto.

Para Mônaco, é exagero afirmar que o chuveiro elétrico é o vilão do consumo de energia da família brasileira. Há, segundo ele, estudos dos fabricantes que apontam a geladeira como o eletrodoméstico que mais consome energia.

"Depende dos hábitos da família. Na minha casa, o vilão é o ferro elétrico. Tomamos banho rápido, mas ligamos muito o ferro para passar roupas", afirma Mônaco.

Ele diz que dificilmente a campanha negativa contra o chuveiro provocará uma queda nas vendas do produto.

"Se tiro o chuveiro, o que vou colocar no lugar?", questiona.

O gerente da Lorenzetti diz que a campanha da Comgás vai ter dificuldades de adesão, pois os custos para instalar em casa um aquecedor a gás chegam a R$ 600.

"Qualquer pessoa instala um chuveiro elétrico. Com o aquecedor, isso é diferente. É preciso ter instalações seguras, fazer um reforma", lembra.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página