Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2000 - 13h08

Comércio de Campos do Jordão faz as contas da temporada

Publicidade

Fábio Telles
do FolhaNews, em Campos do Jordão

Com o final do mês de julho, o comércio de Campos do Jordão começa a contabilizar os resultados da temporada de inverno deste ano. Depois de enfrentar a crise econômica do ano passado, era esperado uma recuperação. Mas, no entanto, a reação do comércio ficou abaixo do previsto.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão, Vagner Santana, o número de turistas que esteve na cidade em julho _cerca de 700 mil_ não corresponde ao faturamento do comércio. 'A recessão continua mesmo com um número de turistas maior.''

Dentro deste cenário, os hotéis tiveram melhor resultado. Com ocupação média de 40% ante o mesmo período de 99. Mas vale lembrar que no final de semana a ocupação é quase total e durante a semana a taxa recua firme. Já este ano o percentual médio chegou a 55% nos hotéis de Campos.

Além disso, segundo o controlador de reservas do Hotel Mont Blanc, Marcos Novaes, 'a receita foi maior porque houve aumento no preço das diárias''.

Para os donos de restaurantes, o principal problema apontado é a vinda de estabelecimentos apenas durante o período da alta temporada,.o que acaba diluindo o faturamento.

Mesmo assim, o dono da Cantina do Piero, Paulo Roberto Gomes, diz estar satisfeito com o movimentos dos últimos dias.

A cantina, uma das mais tradicionais da cidade, mudou de endereço este ano e a previsão inicial de retorno de investimento feita por Gomes era de dois anos. Agora, ele já refez o cálculo. 'Em pouco mais de um ano, conseguirei o retorno.''

Quem também obteve sucesso nas vendas foram os donos de malharias, tradicional ramo do comércio da região. Estimativas prévias do setor apontam que o faturamento deve subir entre 10% e 20% em relação ao ano passado.

'O que impulsionou as vendas foi o frio mais intenso nesta temporada e a menor concorrência em relação a 99'', disse o gerente da malharia Geneve, José Cláudio Chagas.

Ele disse ainda que o público de Campos do Jordão no mês de julho é muito jovem e direciona os gatos para o lazer.

Para Chagas, os meses de agosto e setembro projetam boas expectativas. Nessa época, ele afirma que os turistas que querem evitar a cidade lotada durante o mês de julho vistam Campos nos finais de semana. Este público, segundo ele, é mais velho e tem maior poder aquisitivo.

  • Governo quer rever para baixo meta fiscal de 2001
  • Tudo sobre fundos FGTS Petrobras

    PENSATA: 'FHC sabia do que Eduardo Jorge fazia e lhe dava total autonomia', escreve KENNEDY ALENCAR

    Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página