Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2001 - 13h33

Fipe aumenta previsão de inflação devido à sobretaxa de energia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Fipe aumentou hoje sua expectativa de inflação para este ano de 4% para 5% no IPC (Índice de Preços ao Consumidor), pesquisado cidade de São Paulo, devido à sobretaxa nos preços de energia.

Para o IPCA, índice oficial de inflação, a expectativa da Fipe é que a inflação anual fique em torno de 5% -um ponto percentual acima da meta de 4%.

Para maio, a Fipe mantém a previsão de que a alta fique em apenas 0,4%, isso porque o aumento dos ônibus em São Paulo e a sobretaxa sobre as contas de energia só deverão ser sentidas mais tarde, a partir de junho.

De acordo com a Fipe, o impacto da sobretaxa de energia vai mesmo chegar em junho, quando o IPC deve subir 0,7%. Antes, a expectativa era até mesmo de deflação devido à queda prevista nos preços dos alimentos.

Em suas previsões, a Fipe computa um gasto médio em São Paulo de 244 mWh por residência -acima portanto do limite de 200 mWh isento de sobretaxa. Para efeitos do cálculo, a Fipe não vai considerar se houve ou não economia no gasto de energia. A Fipe deve contar um custo 9% maior com energia em São Paulo a partir de julho.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página