Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2001 - 01h32

Vietnã vai vender 60 mil toneladas de café

Publicidade

da France Presse, em Hanói

O Vietnã vai vender no mercado mundial 60.000 toneladas de suas reservas de café acumuladas desde outubro, como parte do plano de retenção fixado pela Associação de Países Produtores de Café (APPC). As informações são de um dirigente nacional do setor.

O Vietnã é o segundo produtor mundial de café. O país aceitou reter 150 mil toneladas do grão apesar de ser apenas um associado da APPC, e não um membro.

O país se vê obrigado a desbloquear uma parte dessa produção retida porque não tem como subvencionar os produtores para que retenham suas reservas, declarou à AFP um dirigente da Associação vietnamita de Produtores de Café e Cacau (Vicofa).

As 90.000 toneladas de café armazenadas desde fevereiro vão continuar retidas até que vença o prazo de seis meses de retenção, disse o dirigente.

O plano de retenção da APPC estipulava um bloqueio de 20% das exportações dos países assinantes (os 14 membros mais os 5 associados) visando a obrigar a alta dos preços no mercado. O valor do café robusta está no nível mais baixo dos últimos 30 anos.

A primeira conferência mundial de países produtores e consumidores de café, realizada semana passada em Londres, apelou a uma intervenção política para sair desta crise.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página