Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2001 - 17h06

Venezuela solicita formalmente sua entrada no Mercosul

Publicidade

da Folha Online

A Venezuela solicitou formalmente hoje a sua entrada no Mercosul, informa a France Presse. O país pede o mesmo estatuto, de país associado, do Chile e Bolívia.

De acordo com o chanceler paraguaio Moreno Ruffinelli, que assiste em Buenos Aires ao Fórum Econômico do Mercosul, a solicitação de Caracas foi apresentada ontem em Assunção, uma vez que o Paraguai exerce, até o próximo dia 22 de junho, a presidência temporária do Mercosul.

Ruffinelli informou ainda que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assistirá à Reunião de Cúpula do Mercosul, que acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de junho na capital paraguaia.

Questionado sobre se a personalidade polêmica de Chavez poderia causar atritos, o ministro paraguaio lembrou que o presidente venezuelano fora eleito democraticamente e que, por isso, não haveria motivo para disputas.

O chanceler garantiu que "o Mercosul não vai morrer, porque, apesar da medida de exceção pedida pela Argentina e da desvalorização do real brasileiro, prioriza-se o interesse em aprofundar o bloco e o comércio".

Ele indicou que, no próximo dia 11 de junho, será realizada a terceira reunião para criar um Comitê de Solução de Controvérsias permanente no Mercosul.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página