Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2001 - 20h15

TCU vai fazer auditoria para diagnoticar motivos da crise de energia

Publicidade

LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O TCU (Tribunal de Contas da União) mobilizou quatro secretarias especializadas para fazer uma auditoria operacional no sistema elétrico brasileiro com o objetivo de diagnosticar os motivos da crise de energia.

Segundo Humberto Souto, presidente do TCU, os cortes de energia previstos para os próximos seis meses "só têm paralelo em países em guerra".

O pedido de auditoria, apresentado por Souto, foi aprovado por unanimidade hoje pela assembléia do tribunal.

Os técnicos do TCU já iniciaram o planejamento dos trabalhos. Estarão submetidos à inspeção o Ministério de Minas e Energia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Eletrobrás, e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Souto faz críticas ao gerenciamento do sistema elétrico. Ele lembra que os reservatórios levam anos para esvaziar e têm capacidade hidráulica para gerar energia por três ou quatro anos.

"Desde o início do ano passado, os órgãos de imprensa têm divulgado que os reservatórios vêm operando em níveis extremamente baixos como consequência da falta de investimentos em geração e do aumento do consumo de energia", diz Souto no pedido.

A auditoria também deve apresentar os cenários do fornecimento de energia elétrica de médio e longo prazos para o país, com análises socioeconômicas.

Os técnicos pretendem apontar soluções para evitar o racionamento nos próximos anos no relatório final. Não há prazo ou previsão para a conclusão dos trabalhos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página