Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2001 - 19h32

CNI vai propor ao governo racionamento de apenas 10% para empresas

Publicidade

ALEXANDRO MARTELLO
da Folha Online, em Brasília

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) vai propor ao governo federal nos próximos dias, o racionamento de apenas 10% na energia elétrica das empresas, sendo que a meta estabelecida pelo governo é de 20%.

Segundo o vice-presidente da CNI, José Carlos Gomes Carvalho, a proposta prevê que os outros 10% sejam economizados por meio de um programa de racionalização chamado "Indústria Cidadã".

Esse programa consiste em conscientizar os cinco milhões de trabalhadores das 210 mil indústrias sediadas no país, para apagar as luzes, por exemplo, o que não teria impacto na produção.

Ele admitiu, entretanto, que a punição para os industriais seria aplicada somente para aqueles que não economizassem os 10% obrigatórios. Quem economizar 15%, por exemplo (abaixo da meta do governo de 20%) não seria punido com cortes, pelo modelo proposto pela CNI.

Ele estimou que o corte de 10% no fornecimento de energia resultaria em crescimento industrial de 3% a 3,5% em 2001. A estimativa anterior, que não contemplava a redução no fornecimento de energia, era de crescimento da industria entre 5% e 6%.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página