Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 07h30

Vaivém das commodities: Brasil terá nova safra recorde de grãos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Safra recorde
O Brasil deverá produzir 96,3 milhões de toneladas de grãos nesta safra, volume recorde e 15,7% acima dos 83 milhões de toneladas do período anterior. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mesma área
O Brasil aumenta a produção agrícola sem grandes mudanças na área plantada, o que significa que houve boa elevação da produtividade. Neste ano, a área cultivada subiu para 47,2 milhões de hectares, com aumento de 3,25%, segundo os dados do IBGE.

Os campeões
Dois produtos são responsáveis por esse volume na produção: milho e soja. A safra de milho deve superar, pela primeira vez, 40 milhões de toneladas. A produção de verão ficou em 34,88 milhões de toneladas e a safrinha poderá chegar a 5,85 milhões.

O que favoreceu
A produção de milho é crescente porque os preços do produto foram bastante favoráveis aos produtores no ano passado, que aumentaram a área plantada em 12,63%. Além disso, a safrinha deste ano terá produção superior à de 2000 se não ocorrerem geadas novamente.

Mais soja
O IBGE aumentou ainda mais a previsão de produção de soja nesta safra. Com base na pesquisa de campo feita em abril, os técnicos do instituto revisaram as estimativas da safra para 36,3 milhões de toneladas.

Trigo ajuda
A produção de trigo também será decisiva para a safra recorde. A área cultivada subirá para 1,51 milhão de hectares, 42,83% mais do que em 2000. A produção poderá chegar a 2,96 milhões de toneladas, 78,35% a mais.

Sobe 27%
Os técnicos do IBGE estimam que a produção de algodão será de 2,55 milhões de toneladas, volume um pouco menor (0,3%) do que previam em março, mas bem acima dos 2 milhões de toneladas de 2000. O aumento será de 27,40%.

Boi cai
A arroba do boi gordo não se sustentou nos R$ 42,50, preço atingido anteontem no Estado de São Paulo, e recuou para R$ 42,00 ontem, segundo acompanhamento da FNP Consultoria & Comércio.

Movimento surpreende
Entraram e saíram 4,13 milhões de toneladas de mercadorias pelo porto de Santos no mês passado, volume 31,02% superior ao do mesmo mês de 2000. Esse movimento ficou acima das expectativas, segundo a Codesp, administradora do porto.

Presença dos agrícolas
Os dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo mostram que houve aumento na saída de carnes, soja em grãos e farelo de soja. Já açúcar e café tiveram volumes menores nas exportações.

Mantida a queda
As commodities agrícolas voltaram a cair de preço nas principais Bolsas internacionais. Em Chicago, a soja recuou 0,40% e o trigo, 0,28%. Já em Nova York, a queda se estendeu para açúcar (1,72%), algodão (0,78%), cacau (3,89%) e café (1,09%).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página