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31/05/2001
-
22h15
CAROLINA ALVES
CLAYTON FREITAS
da Folha Ribeirão
A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) vai fazer um "mutirão" para conseguir entregar a tempo todas as metas de consumo e as cartilhas explicativas aos 2,7 milhões de clientes espalhados pelos 234 municípios de sua área de concessão.
Uma empresa foi contratada para fazer o serviço. Na região de Ribeirão Preto, são 904 mil clientes em 96 cidades.
Faltando apenas um dia útil para o início do racionamento (começa segunda-feira), a empresa começa hoje a entregar o material e tem até segunda para cumprir o prazo estipulado pelo governo de informar os consumidores.
O "mutirão" será realizado porque a empresa não mantém convênio com os Correios. Os funcionários contratados pela companhia devem trabalhar durante todo o fim de semana.
De acordo com a CPFL, o material já está pronto. A empresa garante que conseguirá entregar, mesmo com o curto espaço de tempo, todas as metas de consumo até a data estipulada pelo governo federal.
Hoje, no serviço de atendimento ao público da empresa em Ribeirão Preto, consumidores reclamavam da falta de informação a respeito das medidas.
"Estou economizando, mas não vou ter nenhuma compensação por isso.
A CPFL reajustou a tarifa e, gastando menos ou não, vou pagar a mesma coisa. Isso é uma palhaçada", disse o empresário Luiz Carlos de Souza.
Ele afirmou ainda que só tem acompanhado a crise da energia elétrica pelos meios de comunicação. "É uma desorganização total. Como é que eu vou saber o que economizar se receber as informações em cima da hora?"
A Eletropaulo_que atende 4,6 milhões de clientes em 24 cidades na região da Grande São Paulo_ deu início anteontem à entrega das cartas. Além disso, montou um call center para tirar as dúvidas dos consumidores.
Em nota oficial, a CPFL informou que não será necessário que os clientes liguem para o call center da empresa após a entrega das metas de consumo.
A empresa também não quis detalhar quais serão os mecanismos de entrega nem quanto será gasto, apesar de ter anunciado, há 15 dias, que estimava destinar R$ 4 milhões para o serviço.
De acordo com a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, se a concessionária não entregar as cartas com as metas de consumo em dia estará desrespeitando uma lei.
No entanto não será o "ministério do apagão" que punirá a concessionária. A determinação é que o próprio consumidor é quem deve procurar seus direitos, informando que não recebeu as devidas informações. Para isso, a câmara sugere que o consumidor vá até a concessionárias já que é necessário obter uma segunda via das metas de consumo.
CPFL faz "mutirão" para entregar cartas com metas de economia
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CLAYTON FREITAS
da Folha Ribeirão
A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) vai fazer um "mutirão" para conseguir entregar a tempo todas as metas de consumo e as cartilhas explicativas aos 2,7 milhões de clientes espalhados pelos 234 municípios de sua área de concessão.
Uma empresa foi contratada para fazer o serviço. Na região de Ribeirão Preto, são 904 mil clientes em 96 cidades.
Faltando apenas um dia útil para o início do racionamento (começa segunda-feira), a empresa começa hoje a entregar o material e tem até segunda para cumprir o prazo estipulado pelo governo de informar os consumidores.
O "mutirão" será realizado porque a empresa não mantém convênio com os Correios. Os funcionários contratados pela companhia devem trabalhar durante todo o fim de semana.
De acordo com a CPFL, o material já está pronto. A empresa garante que conseguirá entregar, mesmo com o curto espaço de tempo, todas as metas de consumo até a data estipulada pelo governo federal.
Hoje, no serviço de atendimento ao público da empresa em Ribeirão Preto, consumidores reclamavam da falta de informação a respeito das medidas.
"Estou economizando, mas não vou ter nenhuma compensação por isso.
A CPFL reajustou a tarifa e, gastando menos ou não, vou pagar a mesma coisa. Isso é uma palhaçada", disse o empresário Luiz Carlos de Souza.
Ele afirmou ainda que só tem acompanhado a crise da energia elétrica pelos meios de comunicação. "É uma desorganização total. Como é que eu vou saber o que economizar se receber as informações em cima da hora?"
A Eletropaulo_que atende 4,6 milhões de clientes em 24 cidades na região da Grande São Paulo_ deu início anteontem à entrega das cartas. Além disso, montou um call center para tirar as dúvidas dos consumidores.
Em nota oficial, a CPFL informou que não será necessário que os clientes liguem para o call center da empresa após a entrega das metas de consumo.
A empresa também não quis detalhar quais serão os mecanismos de entrega nem quanto será gasto, apesar de ter anunciado, há 15 dias, que estimava destinar R$ 4 milhões para o serviço.
De acordo com a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, se a concessionária não entregar as cartas com as metas de consumo em dia estará desrespeitando uma lei.
No entanto não será o "ministério do apagão" que punirá a concessionária. A determinação é que o próprio consumidor é quem deve procurar seus direitos, informando que não recebeu as devidas informações. Para isso, a câmara sugere que o consumidor vá até a concessionárias já que é necessário obter uma segunda via das metas de consumo.
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