Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2001 - 13h49

Propostas de Cavallo podem ferir normas do Mercosul, diz professor

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A possibilidade de o ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo, anunciar medidas de redução da TEC (Tarifa Externa Comum) pode ferir as normas do Mercosul e prejudicar as exportações brasileiras. A opinião é do professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em comércio internacional, Sérgio Grostein.

"Apesar de ainda não terem sido detalhadas, aparentemente, as medidas que serão anunciadas por Cavallo são unilaterais e ferem frontalmente as normas do Mercosul", disse.

"A alteração na TEC é um furo no objetivo de qualquer acordo de integração do comércio regional."

O Ministério da Economia argentino ainda não detalhou as medidas que, segundo Cavallo, visam estimular a competitividade interna e reaquecer a estagnada economia do país, que há mais de três anos está em recessão.

Mas cogita-se que uma delas seria a redução de tarifas de importação para bens de informática e telecomunicações como telefones celulares, computadores pessoais e impressoras.

Segundo o professor, essas medidas podem afetar o comércio de produtos brasileiros, já que sem a tarifa reduzida do Mercosul, a Argentina poderia começar a comprar produtos de outros países, como os EUA, por exemplo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página