Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2001 - 13h52

Brasil pode perder competitividade com redução da TEC

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

As propostas que o ministro da economia da Argentina, Domingo Cavallo, pretende anunciar na próxima semana e que incluirão a redução da TEC (Tarifa Externa Comum) podem prejudicar a competitividade dos produtos brasileiros. A afirmação é do professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em comércio internacional, Sérgio Grostein.

Apesar das medidas ainda não terem sido detalhadas, cogita-se que entre elas estará a redução da tarifa de importação de produtos de tecnologia e telecomunicações, o que, segundo o professor, pode afetar diretamente a competitividade dos produtos brasileiros.

"Modificações na TEC podem afetar os interesses do Mercosul e a sustentabilidade de uma integração eficiente dos países do bloco", disse o professor.

Os detalhes da redução da TEC serão discutidos na próxima semana durante o encontro de Cúpula dos países integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) que acontece em Assunção, no Paraguai, a partir do dia 21.

No último encontro, realizado em Florianópolis, o Brasil havia pedido que a redução de 0,5 ponto percentual na TEC, ao invés dos três pontos porcentuais solicitado pelos demais integrantes do bloc, e foi atendido. Ainda não ficou estabelecido como será feita a redução dos 2,5 pontos porcentuais restantes. A taxa média da TEC hoje é de 14%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página