Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2001 - 13h15

Ministro da Previdência afasta secretária que "peitou" fundos de pensão

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A demissão mais esperada da Previdência acaba de ser confirmada. Depois de vários desentendimentos, o ministro da Previdência, Roberto Brant, oficializou o afastamento da secretária de Previdência Complementar, Solange Paiva Vieira.

O afastamento de Solange será publicado no "Diário Oficial da União" de amanhã. O cargo será ocupado interinamente pelo secretário-adjunto José Roberto Savóia.

O ápice da crise entre Brant e Solange foi a insistência da secretária em divulgar os nomes de fundos com problemas de caixa.

Durante seu período à frente da secretaria, Solange colecionou desafetos.

Mais do que Brant, a secretária de Previdência Complementar conseguiu desagradar principalmente os fundos de pensão.

Representantes do setor afirmam que a divulgação do déficit atuarial de R$ 16,3 bilhões em 91 dos 360 fundos de pensão do país foi a gota d'água nas relações da secretária.

Entre as decisões de Solange que ajudaram a cavar sua própria demissão está a desabilitação de ex-dirigentes de vários fundos de pensão para exercer cargos de direção ou de conselheiros de entidades de previdência privada pelo período de quatro anos. Entre os inabilitados estão 12 ex-dirigentes do fundo de pensão do Mappin.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página