Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2001 - 11h38

Opep decide manter inalterado o nível das exportações de petróleo

Publicidade

da Folha Online


A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiu hoje manter a oferta de petróleo em 24,2 milhões de barris diários, enquanto o Iraque provavelmente retomará suas exportações do óleo, suspensas há cerca de um mês.

A Opep manterá inalterado o nível das exportações de seus países-membros até a próxima reunião da organização, entre 26 e 27 de setembro, segundo o ministro do petróleo do Qatar, Abdullah al-Attiyah.

Com a ação, a Opep pretende segurar os preços do petróleo dentro de sua faixa preferencial de US$ 22 a US$ 28 o barril, após recente desvalorização do produto nas últimas semanas. No início do ano, o cartel cortou a oferta do óleo em 2,5 milhões de barris por dia.

Há pouco, o representante do Iraque na Opep, Bijan Namdar Zanganeh, afirmou que o país está disposto a retomar as exportações e cumprirá a nova resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que deve estender as sanções por mais cinco meses, prorrogando seu programa de "petróleo por alimentos".

O Conselho de Segurança da ONU deve decidir hoje se prorrogará o programa para o Iraque após a Rússia ameaçar vetar a proposta dos EUA e Reino Unido de fazer uma revisão geral das sanções impostas a Bagdá.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página