Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2000 - 12h19

Brasil abre linha de crédito agrícola para Venezuela

Publicidade


da Reuters, em Caracas

O Brasil criou uma linha de crédito para a Venezuela no valor de US$ 84 milhões para financiar um programa agrícola em Estados do Centro-Oeste do país, informou o governo venezuelano.

O financiamento será criado pela Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) para financiar o Programa de Modernização e Produção de Milho nos Estados venezuelanos de Barinas e Guárico, disse o Ministério da Fazenda em um comunicado à imprensa.

O Brasil e a Venezuela vêm reforçando suas relações no último ano, com a assinatura de acordos de infra-estrutura nos setores energéticos e petrolíferos.

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Nogueira, disse que a linha de crédito para o projeto agrícola é importante para o Brasil e destacou que ``esta operação é uma das mais importantes já realizadas pelo país para o financiamento de maquinário e produtos agrícolas''.
A agricultura na Venezuela, terceiro exportador mundial de petróleo, é praticamente marginal.

O presidente Hugo Chávez, reeleito no domingo, está dando mais importância para a necessidade de reativação da agricultura para que a Venezuela possa sair do ``modelo de monoprodução petroleira'' e tem dado incentivos fiscais e financiamentos para a atividade agrícola.

Nogueira disse que também existem conversações sobre acordos na área petroquímica e na compra e venda de equipamentos petrolíferos entre ambos os países.

Existe a possibilidade de que Brasil passe ter participação na exploração e produção de petróleo em campos marítimos venezuelanos, destacou.

Ele acrescentou que espera que em setembro o presidente da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), Héctor Ciavaldini, viaje ao Brasil para assinar acordos.

No final de junho, Brasil e Venezuela assinaram tratados para a criação de empresas conjuntas de distribuição e comercialização de gasolina e outros derivados de petróleo venezuelano no Brasil.


  • Brasileiro passa a se aposentar mais tarde
  • Venda de carros cresce 0,44% em julho
  • Governo e usineiros discutem preço do álcool
  • Tire as últimas dúvidas sobre fundos FGTS Petrobras
    Confira o horário de encerramento para aplicação

    PENSATA: "A hora e a vez de rotular transgênicos", escreve MARCELO LEITE

    Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página