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10/07/2001
-
15h04
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
Imagine um viaduto sustentado por isopor. É o que vai acontecer em Várzea Paulista (63 km a noroeste de São Paulo), onde está sendo construído um complexo viário.
Pela primeira vez, blocos de EPS (poliestireno expandido, nome técnico do isopor) vão compor a estrutura dos maciços que suportam a camada de asfalto e o trânsito pesado.
O sistema tem o nome comercial de Geofoam e foi desenvolvido pela Basf para atender especificamente o segmento da construção de estradas.
Utilizado desde os anos 50 como isolante térmico, o EPS tem sido usado também em obras rodoviárias com grande sucesso em vários países desde os anos 70.
Especialmente indicado para substituição de aterros em áreas de solo inconsistente e de baixa resistência, o Geofoam substitui com vantagens as técnicas usualmente utilizadas no Brasil.
O Geofoampode ser utilizado ainda, em contenção de encostas e para ajudar a evitar as deformações de estradas e na verticalização dos taludes laterais.
São Paulo terá 1º viaduto sustentado por blocos de isopor
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da Folha Online
Imagine um viaduto sustentado por isopor. É o que vai acontecer em Várzea Paulista (63 km a noroeste de São Paulo), onde está sendo construído um complexo viário.
Pela primeira vez, blocos de EPS (poliestireno expandido, nome técnico do isopor) vão compor a estrutura dos maciços que suportam a camada de asfalto e o trânsito pesado.
O sistema tem o nome comercial de Geofoam e foi desenvolvido pela Basf para atender especificamente o segmento da construção de estradas.
Utilizado desde os anos 50 como isolante térmico, o EPS tem sido usado também em obras rodoviárias com grande sucesso em vários países desde os anos 70.
Especialmente indicado para substituição de aterros em áreas de solo inconsistente e de baixa resistência, o Geofoam substitui com vantagens as técnicas usualmente utilizadas no Brasil.
O Geofoampode ser utilizado ainda, em contenção de encostas e para ajudar a evitar as deformações de estradas e na verticalização dos taludes laterais.
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