Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2001 - 12h35

País mudou sua posição no contexto mundial, diz FHC

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso destacou, em seu discurso no seminário dos sete anos do Plano Real, a mudança de postura do Brasil no contexto político e econômico mundial.

Segundo FHC, no início de seu primeiro mandato o país e o próprio governo ainda não haviam ''acordado'' para as mudanças causadas pela globalização.

''Mudamos de um regime de dualidade (EUA e ex-URSS) de poder no mundo, para a quase onipotência. O mundo mudou com muita rapidez, nos obrigando a alterar num prazo pequeno a Constituição de 88'', disse FHC.

Ele destacou a participação do Brasil no G-20, grupo dos países emergentes, afirmando que nosso país tem se destacado como líder deste bloco. ''Nós reposicionamos o Brasil no mundo. É neste mundo que nos situamos e devemos atuar, sem medo, sem arrogância, mas com firmeza. É por isso que mudamos nossa política internacional'', afirmou.

O presidente também ressaltou a aproximação comercial e política com a China, lembrando que amanhã visitará em São Paulo a fábrica que está montando as turbinas da hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, que será a maior do mundo e é construída por um consórcio de empresas brasileiras.

FHC fez questão de dizer ainda, que não queria que o seminário de hoje tivesse o contexto de celebração e sim de reflexão. ''Devemos meditar sobre os desafios com os quais nos defrontamos'', afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página