Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2001 - 11h42

Ponte da Amizade é liberada na fronteira entre Brasil e Paraguai

Publicidade

da Folha Online

Forças antimotim retiraram hoje os manifestantes que bloquearam por três horas e meia a Ponte da Amizade em protesto contra a operação anticontrabando do governo paraguaio, informa a France Presse.

Vinte efetivos das forças antichoque, auxiliados por dois brucutus, liberaram a ponte, onde carros e ônibus esperaram das 6h30min às 9h45min de Brasília para cruzar a fronteira, informou a Rádio Concierto.

O protesto começou esta madrugada e foi realizado pelos "paseros" (contrabandistas formigas) e "kombistas" (transportadores de mecadorias contrabandeadas), informou à AFP o jornal "Vanguardia", de Ciudad del Este.

Fiscais do Ministério da Fazenda, inspetores do Ministério da Indústria, agentes policiais do Ministério do Interior e efetivos militares do Ministério da Defesa trabalham em brigadas combinadas para conter a entrada ilegal de produtos do Brasil, favorecida pela desvalorização do real.

O fluxo de sacoleiros vindos de São Paulo, principalmente às quarta-feiras e sábados, foi reduzido pela diferença cambial, embora o guarani (moeda paraguaia) tenha sofrido uma desvalorização de quase 20% este ano, principalmente nas últimas seis semanas.

"O governo continuará fazendo tudo que for necessário para combater a delinqüência, a impunidade e qualquer forma de corrupção", afirmou o presidente paraguaio, González Macchi.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página