Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 17h02

Aneel reduz em 6,4% tarifa de energia importada da Venezuela

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Aneel determinou a redução nas tarifas de Energia em 6,4% para os consumidores de Roraima, abastecidos pela energia da Venezuela, que começou a chegar ao Brasil na última segunda-feira. A redução nas tarifas entra em vigor na próxima segunda-feira, com a publicação de resolução da agência no Diário Oficial da União.

A linha de transmissão que liga a hidrelétrica de Guri (Venezuela) ao Brasil, vai reduzir em R$ 55 milhões a contribuição recolhida por todas as distribuidoras para a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis). Esses recursos, pagos por todos os consumidores do sistema interligado, eram utilizados para subsidiar o consumo de óleo diesel para a produção de energia elétrica em Boa Vista (RR).

A linha de transmissão interligando Brasil e Venezuela vai permitir a desativação de um conjunto de três termelétricas a diesel de alto custo, com potência instalada de 127 MW, possibilitando a importação, pela Eletronorte, de 200 MW de energia da Venezuela para o abastecimento do sistema isolado de Boa Vista.

A energia importada vai impactar também nas tarifas de energia de todas as distribuidoras que custeiam a CCC. O impacto nas tarifas de energia nas demais concessionárias, no entanto, ainda não foi calculado pela Aneel. O percentual referente a cada distribuidora será repassado nos reajustes anuais.

Leia mais no especial sobre Crise Energética
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página