Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2007 - 09h45

Começa hoje conversão de pulso para minuto na Grande São Paulo e interior

Publicidade

da Folha Online

A terceira fase da conversão de pulso para minuto nas cobranças das ligações locais entre telefones fixos começa hoje para milhões de consumidores da Grande São Paulo e interior, distribuídos por 276 municípios. Até 29 de junho, quem mora nas cidades das regiões de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Itapetininga terá a linha telefônica convertida.

A cobrança por minutos já foi implementada em cerca de 169 municípios brasileiros desde o início de março, e deverá chegar a outros 2,6 mil municípios em todo o país até o fim de junho, quando termina o prazo para a conversão. Segundo estimativa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não haverá conversão em aproximadamente 2,8 mil municípios, onde as empresas consideraram que não era viável economicamente implantar a cobrança em minutos. Nestes casos, as contas telefônicas com o serviço fixo local não poderão ultrapassar o valor da assinatura básica.

As operadoras são obrigadas a oferecer dois planos de ligações por minutos: o Plano Básico de Minutos e o Pasoo (Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória). Quem não se manifestar será incluído automaticamente no Plano Básico. No entanto, a qualquer momento, o cliente pode mudar de plano, sem custo adicional.

Segundo levantamento da Anatel, o plano básico em minutos é mais vantajoso para os usuários que fazem a maioria das ligações curtas (até três minutos).

Já o plano alternativo é a melhor escolha para quem faz chamadas mais longas, como os usuários de acesso discado à internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página