Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2001 - 19h33

Hitachi fechará fábricas e cortará 14,7 mil vagas no mundo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Atingida pela queda mundial no consumo de eletroeletrônicos, a Hitachi anunciou que irá dispensar 14,7 mil funcionários, ou 4,3% de sua mão-de-obra em todo o mundo. A empresa afirmou que espera encerrar o ano com perdas de até US$ 1 bilhão.

Perderão o emprego 10,2 mil funcionários do Japão e outros 4.500 que trabalham nas unidades estrangeiras da empresa. A Hitachi dá emprego hoje a 451 mil pessoas em todo o mundo.

Várias empresas japonesas do setor _como Fujitsu, NEC e Toshiba_ já haviam anunciado redução no número de vagas, como forma de cortar custos operacionais.

"O período de negócios fracos nos Estados Unidos está durando muito mais do que esperávamos", afirmou ontem o presidente da Hitachi, Etsuhiko Shoyama. "Nós não podemos contar com a possibilidade de que uma reversão ocorra logo."

Como parte do plano de reestruturação, a empresa deixará de produzir tubos utilizados em monitores de computadores pessoais. Sua fábrica de tubos no Japão deverá ser vendida.

A maioria dos postos fechados no exterior ficam na Ásia. Serão fechadas duas fábricas em Cingapura e uma na Malásia. A empresa não informou ontem onde serão feitas as outras dispensas previstas para ocorrer nas unidades fora do Japão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página