Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2007 - 10h46

OCDE pede ao G8 que retome ajuda à África

Publicidade

da France Presse, em Paris

O secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos), Angel Gurría, pediu nesta terça-feira aos líderes do G8 (países mais ricos e a Rússia) que tripliquem a ajuda à África até 2010 se desejam recuperar o atraso em relação às promessas anunciadas na reunião de Gleneagles (Escócia), em julho de 2005.

Gurría demonstrou preocupação ao lembrar que em Gleneagles os países do G8 se comprometeram a dobrar a ajuda ao continente africano em cinco anos.

"É um objetivo ambicioso que talvez não alcancemos, mas devemos tentar nos aproximar o máximo possível", disse. Gurría acrescentou que a ajuda aos países africanos diminuiu no ano passado.

Na reunião de cúpula de Gleneagles, o G8 se comprometeu a anular a dívida pública multilateral de 35 dos países mais pobres do mundo e a aumentar até 2010 o valor da ajuda anual às nações mais necessitadas em até US$ 50 bilhões.

O tema será abordado na reunião de cúpula de 6 a 8 de junho em Heiligendamm (Alemanha) entre os membros do G8: Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Japão, Canadá e Rússia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página