Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2001 - 23h30

Executiva Carleton Fiorina, 46, vai chefiar HP-Compaq

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Há dois anos Carleton ("Carly") Fiorina, 46, deixou a direção da divisão mais lucrativa da Lucent para assumir a presidência da Hewlett-Packard. Quando assumiu a HP, ela havia se tornado a primeira mulher a dirigir uma das 20 maiores corporações americanas.

Na época ela pediu três anos para inverter as crescentes dificuldades da HP. Mas, dois anos depois da posse de Fiorina, a empresa continuava enfrentando problemas, e já se especulava sobre a provável demissão da executiva. Agora ela vai comandar a maior fabricante de computadores pessoais do mundo.

Embora Fiorina tenha conseguido cortar o número de funcionários da HP e assim reduzir os custos operacionais da empresa, o retorno esperado pelos investidores de Wall Street não foi atingido. Desde o começo do ano, as ações da companhia já caíram 27%, recuando ao nível mais baixo desde 96.

A executiva estudou história e filosofia em Stanford. Depois de abandonar uma faculdade de direito, fez MBA pela Universidade de Maryland.

Fiorina é tida como uma vendedora hábil e capaz de cativar a atenção da audiência com desenvoltura semelhante à de duas das maiores celebridades da indústria tecnológica dos EUA, Steve Jobs (da Apple) e Larry Ellison (da Oracle).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página