Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2007 - 08h21

Aeroflot sairá do leilão por parte do capital da Alitalia

Publicidade

da Folha Online

A companhia aérea russa Aeroflot vai sair da disputa pela compra de parte do capital da italiana Alitalia, anteciparam hoje fontes próximas à empresa russa citadas pela agência de notícias Interfax.

Uma fonte da diretoria da empresa ouvida pela Interfax disse que as condições da competição não satisfazem a Aeroflot. Segundo a agência, o governo italiano não quer desenvolver sua linha aérea nacional, mas apenas receber o máximo de dinheiro possível.

O anúncio oficial da retirada da Aeroflot pode acontecer no dia 23 de junho, para quando está prevista uma reunião de diretoria da empresa.

A Aeroflot e o banco italiano Unicredit formam um dos dois grupos que participam da licitação pela privatização de pelo menos 39,9% do capital da Alitalia. Se a empresa desistir da compra, restaria no páreo apenas a APG Holding (do empresário italiano Carlo Toto, acionista de referência da companhia aérea AirOne), apoiado pelo Banco Intesa.

No mês passado, o Ministério da Economia da Itália anunciou sua disposição de vender o total de sua cota de 49,9% da companhia aérea Alitalia após concluir a venda de 39,9% dessa cota que já está à venda e pela qual recebeu três ofertas.

O ministério informou que até 2 de julho será permitida a agregação de novos participantes em cada grupo.

Além disso, o governo prevê que os grupos possam apresentar uma segunda oferta econômica, diferente da feita em 2 de julho, caso os valores sejam muito parecidos, ou se não existir uma diferença entre eles de mais de 5%.

Prejuízo

A Alitalia fechou 2006 com um prejuízo líquido de 626 milhões de euros, cerca de US$ 841 milhões (458 milhões de euros abaixo do resultado de 2005).

O resultado operacional registrou um saldo negativo de 465 milhões de euros (418 milhões de euros a mais que em 2005). A receita operacional caiu 16%.

O endividamento financeiro líquido em 31 de dezembro de 2006 era de 993 milhões de euros (238 milhões de euros acima do registrado há um ano).

Com informações da Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página