Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2007 - 15h20

Mantega afirma que irá reduzir juros do crédito agrícola

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira que as taxas de juros do crédito rural irá, mas que o novo patamar ainda não foi definido. Hoje, ela está em 8,75% ao ano. "Certamente haverá uma redução, mas ela está em estudo técnico ainda", afirmou.

A redução da taxa é uma reivindicação do setor, que a alega que nesses juros não seguiram uma tendência de queda como ocorrida na Selic, que é a taxa básica determinada pelo Banco Central e que que está em queda desde setembro de 2005.

A redução também foi uma promessa do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, quando assumiu o cargo, em março.

Na semana passada, em reunião extraordinária do CMN (Conselho Monetário Nacional), produtores rurais ganharam mais tempo para pagar as dívidas com o governo.

A regra estabelece novos prazos com o objetivo de evitar prejuízos dos agricultores com as condições climáticas desfavoráveis que têm atrapalhado algumas regiões.

O Ministério da Agricultura informou que o crédito para o custeio das safras 2004/5 e 2005/6, que deveria ser pago ainda neste ano, poderá ser repactuado para 2008. Conforme o ministério, os novos prazos vão seguir critérios relacionados à produção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página