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Vendas de eletroeletrônicos crescem 8,55% no primeiro trimestre
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da Folha Online
As vendas de produtos eletroeletrônicos cresceram 8,55% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual intervalo de 2006, puxadas pela comercialização da linha branca e portáteis.
Segundo balanço da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), divulgado hoje, no período as vendas de eletroportáteis cresceram 18,44%, beneficiadas pelo Dia das Mães --a segunda melhor data para o setor--, com destaque para o aumento de 23,51% no comércio de liquidificadores e de 37,04% de aspiradores de pó.
De acordo com a associação, o desempenho mostra uma forte mudança no comportamento do mercado de portáteis, que no mesmo período no ano passado cresceu apenas 2,28% e em 2005 registrou queda de 1,83%.
A queda no preço dos produtos, principalmente dos importados, em razão da desvalorização do dólar, a redução das taxas de juros e a ampliação dos prazos de pagamento, além do interesse dos consumidores em renovar os aparelhos já existentes, contribuíram para esse incremento de vendas.
"Verifica-se um movimento mais forte de recuperação da demanda favorecido pela melhora no poder aquisitivo e redução nos preços dos eletroeletrônicos", disse o presidente da Eletros, Lourival Kiçula.
Segundo ele, além do preço unitário baixo dos produtos, o lançamento de novidades em produtos como os liquidificadores estimularam as vendas deste segmento.
Na linha branca, o crescimento foi de 11,74% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, puxado pela venda de refrigeradores, que foi 24,17% maior. Outros produtos também tiveram bom desempenho, como as lavadoras automáticas, com avanço de 8,72% nas vendas, e as lava-louças --aumento de 48%.
No caso dos refrigeradores, segundo o presidente da Eletros, um dos fatores que têm estimulado as vendas é o interesse por produtos mais eficientes em termos de consumo de energia.
"A nova geração de refrigeradores consome, em média, de 20% a 50% menos energia do que refrigeradores com mais de dez anos de uso", afirmou.
A previsão da Eletros é que haja uma manutenção das taxas de crescimento da demanda na linha branca e de portáteis neste segundo trimestre, variando por categoria, com uma retomada mais acentuada no terceiro e quarto trimestres.
Já a linha de imagem e som registrou crescimento de 2%, depois de bater recordes de vendas em 2006 e 2005 puxada principalmente por televisores. No primeiro trimestre deste ano, as vendas desta linha foram puxadas pelos rádios-gravadores, com incremento de 22,93%, e pelos aparelhos de DVD --aumento de 8,53% sobre igual período do ano passado. Já os televisores registraram recuo de 6,2%.
"Esta retração é apenas uma acomodação do mercado, após períodos de forte crescimento", explica Kiçula. Além disso, há uma mudança no perfil do mercado. "Os consumidores estão migrando para as telas de plasma e de LCD, que têm um custo unitário maior e, conseqüentemente, vendas menores em unidades."
No primeiro trimestre, as vendas de plasma e LCD registraram crescimento de 40% e 251%, respectivamente.
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