Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 15h11

Cálculo total de seguro dos ataques terroristas levará semanas

Publicidade

da Reuters

Calcular o custo total de seguro dos ataques ocorridos nos Estados Unidos pode levar muitas semanas, avaliou hoje uma executiva do setor.

Marie-Louise Rossi, presidente-executiva da Associação Internacional de Seguradoras, falou que as empresas estão trabalhando para avaliar o nível dos pedidos de indenização, para que possam começar a pagar, mas acrescentou que ainda há muitos itens desconhecidos.

Os aviões sequestrados que destruíram o World Trade Centre, em Nova York, e parte do Pentágono, em Washington, devem resultar em pedidos de indenização próximos aos do furacão Andrew, acidente natural mais caro já conhecido, que custou US$ 20 bilhões.

Quando perguntada se US$ 20 bilhões é a estimativa total, Rossi falou que não é uma previsão irracional de se fazer nas primeiras 24 horas, mas acrescentou: ''É muito cedo para estimar o prejuízo geral.''

Ela lembrou que ainda não se sabe o número de mortos e também quanto estrago a destruição do World Trade Center provocou em Manhattan.

Algumas das associadas da Associação Internacional de Seguradoras, que representa as principais companhias de seguros do mundo, já emitiram comunicados individuais a respeito do impacto do desastre, entre elas a Swiss Re e a Munich Re.

A Lloyd LOL.UL informou que tem uma exposição substancial ao seguro dos aviões sequestrados da United Airlines e da American Airlines e do complexo World Trade Center. Mas apenas na semana que vem, segundo um assessor, a Lloyd's vai poder dar mais detalhes.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página