Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2007 - 10h46

Reajuste da telefonia deve sair ainda hoje, diz Anatel

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, disse hoje que o reajuste das tarifas de telefonia fixa deve ser anunciado até o fim desta segunda-feira (16). Além dos reajustes das tarifas de ligação de telefone fixo para fixo, a agência deve divulgar também os novos preços para ligações de fixo para celular.

De acordo com o presidente, os números ainda não foram anunciados porque a Anatel negocia com as empresas autorizar o reajuste só em agosto, para evitar que o consumidor confunda as novas tarifas com a transição da cobrança de pulso para minuto. "Não queremos que o consumidor compre gato por lebre", disse Sardenberg.

Telefônica

No fim de junho, o diretor geral da Telefônica São Paulo, Stael Prata, afirmou que o reajuste médio das tarifas de telefonia fixa propostos pela empresa à Anatel ficaria próximo a 2,2% no Estado de São Paulo.

"Estamos discutindo esses valores com a Anatel. No entanto, esse reajuste é uma média para todos os serviços. Ele [o reajuste] pode ser maior para algum item e menor para outro", explica Prata se referindo a um reajuste maior na assinatura, por exemplo, e menor na cobrança por minutos. Porém, a decisão final se o reajuste será linear para ambos os itens é da Anatel.

Se confirmado, o valor será inferior ao IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que mede a inflação no setor de telefonia, e ficou em 2,92% nos últimos 12 meses --abaixo do IPCA (3,18%) e do IGP-DI (4,38%) acumulado no período.

Essa diferença se dá pela aplicação do chamado Fator X, de 0,68%, definido pela Anatel com base em dados fornecidos pela Telefônica. O Fator X é um mecanismo redutor aplicado ao reajuste de tarifa com o objetivo de compartilhar os ganhos de produtividade com o usuário e incentivar a busca de eficiência pelas concessionárias.

O reajuste das tarifas leva em conta o IST dos últimos 12 meses, assim como o indicador (Fator X), que leva em conta o ganho de produtividade das empresas de telefonia fixa no período.

O IST começou a ser calculado em 2006 no lugar do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página