Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 17h31

NY cai pela 3ª vez à espera do ataque e com temor de recessão

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O mercado acionário norte-americano conseguiu estabilizar a queda no final dos trabalhos mas não conseguiu impedir que as Bolsas registrassem desvalorização pelo terceiro dia consecutivo.

A Bolsa eletrônica Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia, fechou com declínio de 1,75%, aos 1.527,8 pontos, depois de ter caído mais de 5% no meio da tarde.

Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones teve queda de 1,62%, somando 8.759,13 pontos. O indicador chegou a recuar mais de 3% no meio do dia. O S&P-500 teve desvalorização de 1,61%, somando 1.016,1 pontos.

O temor de que as represálias dos EUA aos ataques terroristas poderão prejudicar ainda mais a já desaquecida economia norte-americana fez com que as Bolsas registrassem forte queda no meio do dia.

Os investidores também estão cautelosos com o número de demissões no setor aéreo e com as previsões de queda no faturamento das empresas depois do atentado.

Mas o movimento de compra verificado perto do final do pregão fez com que as perdas fossem amenizadas no fechamento.

Hoje venceu o prazo dado pelos EUA para o Afeganistão entregar o milionário saudita Osama bin Laden, principal suspeito da autoria dos atentados terroristas do dia 11.

Além disso, o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) divulgou hoje através do Livro Bege que a atividade econômica dos EUA desacelerou mais ainda nos meses de agosto e setembro.

As previsões são de que a retração poderá ser ainda maior depois dos ataques terroristas que atingiram os EUA no último dia 11.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página