Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 11h49

Queda nos mercados afeta confiança do consumidor, diz HSBC

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A queda registrada desde o início da semana pelos mercados acionários mundiais, apesar de ter sido esperada, poderá afetar fortemente a confiança do consumidor e das empresas.

''Essas flutuações mais pronunciadas já eram de certa forma esperadas mas não deixam de causar preocupação dadas suas conseqüências negativas para a confiança dos consumidores e das empresas'', diz o banco.

As Bolsas norte-americanas, que retomaram os negócios na última segunda-feira, dia 17, abriram o pregão de hoje pelo quinto dia consecutivo em queda. Na Europa, os mercados londrino, alemão e italiano recuam para os piores níveis registrados desde 1997.

O nível de confiança do consumidor norte-americano é considerado um dos principais termômetros da economia do país. Uma queda muito acentuada pode acarretar em redução do consumo, o que seria o golpe fatal para desencadear um processo recessivo na economia dos EUA, motor da economia mundial.

Pesquisa divulgada hoje na Alemanha, que é a maior economia da Europa, já aponta que a confiança dos empresários do país caiu em agosto devido ao desaquecimento da economia global.

Com as perspectivas negativas ampliadas depois dos atentados nos EUA, a tendência é de que nos próximos meses os níveis de confiabilidade na economia caiam ainda mais.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página