Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2007 - 10h13

Império de Rupert Murdoch inclui cinema, TV e internet

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A primeira investida do empresário Rupert Murdoch, 76, fora de sua Austrália natal ocorreu há quase 40 anos, quando, em 1968, ele adquiriu o tablóide dominical britânico "News of the World".

Até aquele momento, o magnata da mídia, hoje naturalizado americano e com uma fortuna estimada em US$ 9 bilhões, era o proprietário de um grupo de comunicação na Austrália que ele assumiu aos 22 anos, após a morte do seu pai, que era dono de vários jornais, entre eles o "Sunday Times in Perth".

AP
Rupert Murdoch, 76, é australiano naturalizado norte-americano
Rupert Murdoch, 76, é australiano naturalizado norte-americano

Este jornal, dizem especialistas, já tinha o tom sensacionalista adotado por várias publicações adquiridas por Murdoch.

Na Austrália, Murdoch fez a empresa de seu pai crescer. Criou uma rede de TV, adquiriu publicações e, em 1964, lançou o primeiro jornal com circulação nacional do país: o "Australian". Mas foi com a aquisição do "News of the World" que ele passou a ter seu nome conhecido fora do país. Logo em seguida, ele comprou outro tablóide britânico de grande circulação, o sensacionalista "The Sun".

Em 1973, ele entrou no mercado americano com a compra de dois jornais no Texas. E, três anos depois, se tornou o dono do tablóide "New York Post".

A nova grande aquisição aconteceu em 1981, com o respeitado diário britânico "The Times". E a sua ligação com a política se tornou mais clara, com suas publicações demonstrando apoio à então primeira-ministra britânica, a conservadora Margareth Thatcher (1979-1990), e seu sucessor, John Major (1990-1997). Com a chegada ao poder do trabalhista Tony Blair (1997-2007), o apoio permaneceu com o premiê do momento.

Casado três vezes, atualmente com uma chinesa, e pai de seis filhos, Murdoch, dizem seus críticos, coopera com os censores e as emissoras estatais da China, em uma tentativa de alavancar seus negócios no gigante asiático.

Além de jornais, Murdoch é proprietário, entre outros, do estúdio de cinema e canais de TV Fox, de editora de livros e sites de sucesso como o de relacionamento MySpace.com.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página