Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2007 - 12h57

Investimento externo no sudeste asiático cresceu 28% em 2006

Publicidade

da Efe, em Manila

As economias da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) receberam investimentos diretos externos no valor de US$ 52,4 bilhões em 2006, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pelo grupo regional.

O valor do investimento estrangeiro feito no ano passado nos dez países da Asean foi 28% maior que em 2005, quando se situou em US$ 41 bilhões.

As economias de Brunei, Filipinas, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia, são as mais fortes da Asean, e o subgrupo das mais atrasadas é formado por Camboja, Birmânia (Mianmar), Laos e Vietnã.

Segundo o relatório, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, e Holanda são os países que mais investem na região, com um mercado com cerca de 550 milhões de consumidores.

No entanto, o secretário-geral da Asean, Ong Keng Yong, destacou que as economias da organização terão que redobrar os esforços para manter um nível parecido de investimento e a competitividade frente a China e Índia.

A Asean tem como objetivo criar um mercado comum de âmbito regional em 2015, mas o plano de reduzir gradualmente as tarifas se vê obstruído pelas medidas protecionistas que os países-membros aplicam a certos produtos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página