Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2007 - 10h54

Pemex retoma produção em poços fechados devido ao furacão Dean

Publicidade

da Efe, na Cidade do México

A petrolífera estatal mexicana Pemex retomou nesta quinta-feira a produção de petróleo no Golfo do México, suspensa na terça-feira passada devido à passagem do furacão Dean, que deixou pelo menos 10 mortos no país.

A Pemex explicou em comunicado que "há algumas horas, recomeçou a produção de petróleo e gás na Sonda de Campeche, depois de concluída a revisão de grande parte das instalações mar adentro, que não sofreu danos consideráveis."

A empresa petrolífera informou que às 19h (21h de Brasília) tinha produzido 342 mil barris. Mas espera acelerar a produção nos próximos dias, até alcançar o nível de antes do fechamento dos poços.

Na terça-feira, a Pemex suspendeu a produção diária de 2,65 milhões de barris de petróleo e 2,234 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Mais de 28 mil trabalhadores foram retirados das sete plataformas petrolíferas na Sonda de Campeche, no Golfo do México.

A Pemex espera concluir nesta sexta-feira a operação de retorno dos trabalhadores a seus postos de trabalho, utilizando 55 embarcações e 29 helicópteros.

A empresa acrescentou que já começou a embarque de petróleo para cumprir os compromissos de exportação com seus clientes.

O furacão 'Dean' chegou ao litoral do Caribe mexicano na madrugada de terça-feira, com categoria 5 --a mais alta da escala Saffir-Simpson. Na quarta-feira, afetou a costa do estado de Veracruz, com categoria 2, antes de ser rebaixado para tempestade tropical e, mais tarde, para depressão tropical.

Três dias após a sua entrada, o furacão deixou o território mexicano e entrou no Oceano Pacífico, transformado numa depressão muito debilitada.

As intensas chuvas provocadas pelo fenômeno deixaram pelo menos 10 mortos e 75 mil desabrigados no México.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página