Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2007 - 09h50

Intel começa construção de fábrica de chips de US$ 2,5 bilhões na China

Publicidade

da Efe, em Pequim

A gigante da informática americana Intel Corporation começou a construir sua primeira fábrica de chips na Ásia, com um investimento inicial de US$ 2,5 bilhões, na cidade chinesa de Dalian, no nordeste do país, informou hoje a agência oficial de notícias "Xinhua".

O presidente da Intel, Craig Barrett, assistiu à cerimônia de início das obras e afirmou que a empresa utilizará sua avançada tecnologia para construir uma fábrica de chips "que não prejudique o meio ambiente e promova a indústria dos semicondutores na China".

O projeto, anunciado em março, é o primeiro de produção de chips da Intel na Ásia. A fábrica será a terceira da companhia na China, onde já possui seis mil empregados nas unidades de Xangai e de Chengdu, em bases de integração e operações de teste.

Também participaram da cerimônia o vice-ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zhang Xiaoqiang, e o prefeito de Dalian, Xia Deren.

"A fábrica da Intel em Dalian é um grande passo adiante para a cooperação econômica e tecnológica entre a China e os Estados Unidos, e também será um impulso para o desenvolvimento do nordeste da China, antiga base da indústria pesada", disse Xia.

A nova fábrica começará a funcionar em 2010 e produzirá placas integradas de 12 polegadas para computadores pessoais, telefones celulares e outros produtos de alta tecnologia.

A unidade terá capacidade para produzir mensalmente 52 mil chips, que, com 90 nanômetros de tamanho (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro), serão alguns dos mais avançados fabricados na China.

Além disso, a fábrica fornecerá à cidade de Dalian, onde foi realizado recentemente o 1º Fórum Econômico Mundial de Verão de Davos, cerca de 1.700 postos de trabalho.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página