Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2001 - 15h31

Novas regras no comércio Brasil-Argentina saem em duas semanas

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

As regras do mecanismo de salvaguarda que será adotado pelo Brasil e Argentina serão conhecidas nas próximas duas semanas, segundo o ministro argentino da Economia, Domingo Cavallo.

"Esses temas serão discutidos e detalhados nas próximas duas semanas por técnicos do Mercosul e por isso ainda não podemos dizer quais serão os setores mais afetados", disse Cavallo.

A informação foi confirmada pelo ministro Celso Lafer (Relações Exteriores). Ele afirmou também que essa medida é um recurso para promover uma maior integração do Mercosul.

"O contexto internacional está adverso desde o início do ano e se agravou ainda mais com os atentados nos EUA no dia 11 de setembro", disse Lafer, acrescentando que a salvaguarda visa o fortalecimento do Mercosul e propiciará ainda uma reestruturação da TEC (Tarifa Externa Comum).

Os ministros tiveram reunidos hoje em São Paulo e divulgaram o compromisso que estabelece, além da adoção temporária da salvaguarda, a importância das negociações para uma maior abertura do mercado com outros blocos, entre eles a União Européia, Estados Unidos e futuramente a Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

O mecanismo de salvaguarda vai possibilitar a sobretaxa de determinados produtos em casos de aumento excessivo das exportações, que possa prejudicar a indústria do país importador. Esses danos precisam ser comprovados em uma comissão técnica que vai avaliar essa sobretaxa.

Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página