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14/09/2007 - 07h13

Brasil tenta atrair japoneses em feira de turismo de Tóquio

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FERNANDO MEXÍA
da Efe, em Tóquio

A maior feira de turismo do Japão e uma das mais relevantes do setor na Ásia, a Jata World Travel Fair, abriu suas portas hoje com uma presença significativa do Brasil e de outros países latinos, cada vez mais conscientes do potencial do mercado japonês.

A atual edição da Jata, que em 2006 recebeu mais de 106 mil visitantes, principalmente japoneses, reúne mais de 750 expositores. Além do Brasil, participam do evento outros países da América Latina, como México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba e Peru.

A missão brasileira no evento é chefiada pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. Ela disse à Efe que considera a reunião uma boa vitrine para promover o país e captar a atenção do Japão.

Para a ministra, o país é muito conhecido entre os turistas do Japão por suas paisagens naturais, música e futebol. "Um estudo revela que 950 mil japoneses desejariam viajar ao Brasil", citou.

O Brasil recebe atualmente 74 mil turistas do Japão por ano e lidera o fluxo de turistas japoneses na região do Mercosul. Em segundo lugar vem a Argentina, com 20 mil.

A ministra de Turismo do Paraguai, Liz Crámer, e o diretor-geral do Ministério do Turismo do Uruguai, Antonio Carámbula, ressaltaram a importância de apresentar o Mercosul como uma oferta conjunta para o turista japonês, que faz uma viagem de muitas horas para chegar á região.

"Nos últimos quatro anos o aumento de turistas japoneses no Mercosul foi de 13 a 20%", citou Crámer. Guillermo Brooks, subdiretor de Turismo da Argentina, observou que o viajante japonês se caracteriza por estadias longas. Além disso, ele se interessa pela culinária e pelo folclore.

O diretor-geral do Conselho de Promoção Turística do México, Francisco López, disse que as feiras do setor na Ásia são cada vez mais relevantes. "Assim temos contato direto com os operadores japoneses", explicou.

Segundo um relatório apresentado recentemente pela OMT (Organização Mundial de Turismo), em 2020 só a Alemanha, com 153 milhões, mandará mais turistas ao exterior que o Japão.

Os japoneses mostram um alto interesse por conhecer outros países. Calcula-se que 123 milhões de japoneses usarão o seu passaporte em 2020. Em 1997, foram menos de 17 milhões.

Pouco atraídos pelo turismo de sol e praia, os japoneses buscam a natureza e a cultura dos diferentes destinos, uma fonte de negócios a ser explorada no futuro próximo, quando se espera um "boom" de viajantes japoneses por todo o mundo.

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