Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2007 - 16h35

Justiça abre novo processo contra a Mattel

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor), do Ministério da Justiça, instaurou nesta sexta-feira processo administrativo contra a Mattel para investigar a demora na apresentação do recall de cinco acessórios da Barbie e do trem Geotrax. Os brinquedos podem ter excesso de chumbo, o que é prejudicial à saúde.

De acordo com despacho publicado hoje no "Diário Oficial", o departamento investigará se a empresa sabia dos riscos à saúde e à segurança dos consumidores ao colocar os produtos no mercado. A Mattel poderá ser multada em até R$ 3 milhões.

É o segundo processo instaurado contra empresa pelo departamento pelo mesmo motivo. O primeiro foi aberto no fim de agosto, depois de a empresa anunciar o recall de 850 mil brinquedos da linha Polly com ímã, pás do conjunto Barbie e Tanner e figuras magnéticas do Batman.

Procurada, a Mattel informou que ainda não foi notificada e não comentará o assunto.

Importação

O governo brasileiro suspendeu as importações de brinquedos fabricados pela Mattel. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, a proibição está em vigor desde o dia 17 de agosto e continuará até a fabricante atender as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página