Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2007 - 19h26

Turbulência está sob controle e BC pode enxugar excesso de liquidez, diz Mantega

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que embora as turbulências internacionais ainda não tenham terminado, estão sob controle. Segundo Mantega, diante do efeito "suave" da crise na economia brasileira, o Banco Central vai atuar no mercado de câmbio sempre que for necessário para enxugar o excesso de liquidez.

Nesta segunda-feira o BC voltou a fazer leilão de compra de moeda no mercado de câmbio, operação que foi interrompida desde agosto passado, no pior momento da crise dos créditos imobiliários de alto risco ("subprime") nos Estados Unidos.

"Não sei quando ela [turbulência internacional] vai passar de maneira definitiva. O fato é que no que diz respeito ao Brasil sua repercussão até agora é pequena de modo que podemos trabalhar normalmente como se ela não estivesse ocorrendo. Enquanto não causar nenhum efeito no Brasil, nenhuma desaceleração, então nós continuamos trabalhando normalmente a ponto de se começar a sobrar novamente dólar no mercado internacional e houver pressão o BC deverá estar promovendo leilões para enxugar o excesso", disse o ministro.

Mantega participou de reunião com ministros da Fazenda de sete países sul-americanos para discutir a criação do Banco do Sul, banco de fomento da América do Sul.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página