Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2001 - 10h08

Bancos oferecem antecipação de 13º

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Vários bancos estão oferecendo linha de crédito para adiantamento do 13º salário. Como os juros dessa modalidade de empréstimo estão variando de 3% a 3,95% e são mais baratos, em média, do que os das linhas tradicionais do mercado, a antecipação pode ser uma opção econômica para quitar dívidas ou prestações com juros mais altos.

"Orientamos o cliente que tem débito com cheque especial ou cartão de crédito para que troque esse tipo de dívida pela linha de antecipação do 13º e, com isso, gaste menos com juros", afirma Míriam Magalhães, diretora do banco ABN Amro/Real.

Marcos Antônio Martins, gerente de produtos e serviços do BCN, diz que a linha também pode ser uma opção vantajosa para quem está pensando em antecipar os presentes de Natal e quer fazer uma compra parcelada em loja.

"Os juros das lojas costumam ser mais altos do que os praticados na antecipação do 13º. Além disso, o consumidor ganha poder de barganha para negociar um bom desconto no pagamento à vista."

Todos os bancos que estão oferecendo a antecipação exigem que o interessado seja cliente. No caso do ABN Amro/Real, do BBV e da CEF (Caixa Econômica Federal), é necessário também que a pessoa receba seu salário por meio da instituição. A Nossa Caixa abre uma exceção para metroviários e funcionários públicos estaduais. Eles podem ter acesso ao crédito mesmo que não sejam correntistas.

O valor mínimo e máximo do empréstimo varia conforme a instituição e de acordo com a renda do tomador. A liberação também depende do cadastro do cliente. Pessoas com nome em listas negras do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa nem sempre conseguem obter o empréstimo.

Em geral, a quitação da antecipação fica marcada para o dia 20 ou 21/12 após o cliente receber da empresa a última parcela do 13º salário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página