Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2007 - 14h13

Negociações sobre agricultura da Rodada Doha são adiadas de novo

Publicidade

da Efe, em Genebra

As negociações no setor agrícola da Rodada Doha foram adiadas de novo por pelo menos duas semanas para maior ajuste de posições, decidiram os negociadores em plenário nesta sexta-feira.

"Estamos progredindo, as delegações estão trabalhando muito duro, as pessoas estão sendo mais honestas, a sensação é de que se está tentando de verdade", disse o principal negociador de agricultura e embaixador neozelandês, Crawford Falconer.

Ele não especificou quando a nova proposta pode estar pronta, mas disse que no final de novembro ou início de dezembro, certamente ainda este ano.

Além disso, convocou a uma plenária para 14 de novembro para continuar avançando nas negociações.

"Estivemos paralisados muitas vezes, e agora não. As posições se movimentam, os países foram mais honestos, eu acho que há um ambiente positivo", acrescentou Falconer, otimista.

Um dos aspectos que agora estão afetando as negociações são os produtos especiais, matérias sensíveis para cada país que deveriam ficar isentas do acordo geral sobre redução de tarifas.

Os países não conseguem entrar em acordo sobre qual porcentagem de produtos deve se considerada sensível, e quais têm direito a esta exceção. Fontes da negociação disseram que apesar de que ter havido progressos, "ainda não é suficiente."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página