Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2001 - 16h02

Indicador do Fed de Chicago mostra sinais de recessão nos EUA

Publicidade

da Reuters

A economia norte-americana se mostrou "bastante fraca" em setembro, registrando um índice de atividade abaixo da média por 15 meses consecutivos, informou hoje o Federal Reserve de Chicago, um dos 12 escritórios regionais do banco central dos EUA.

Segundo o Fed de Chicago, o índice mensal de atividade nacional apresentou uma pequena variação, de -1,30 em agosto, para -1,28 em setembro.

A média trimestral, considerada uma medida mais confiável por excluir flutuações mensais, foi de -0,95 em setembro, acima da leitura de -1,02 registrada em agosto.

Este foi o décimo-quinto mês consecutivo em que a média trimestral ficou abaixo de zero, o que, de acordo com o Fed, indica que a atividade econômica vem crescendo abaixo da média por mais de um ano.

O banco regional acrescentou que uma leitura da média trimestral abaixo de -0,70 sugere uma maior probabilidade de que uma recessão, normalmente definida por dois trimestres seguidos de contração, tenha começado.

No entanto, a instituição afirmou que em todas as recessões desde 1967, a média trimestral caiu abaixo de -1,50.

"Embora o índice de setembro mostre uma economia nacional muito fraca, a média trimestral não se contraiu a uma taxa tipicamente de recessão", informou o banco em comunicado.

Muitos economistas acreditam que a economia do país tenha entrado em recessão após os ataques de 11 de setembro. Essa opinião foi reforçada na sexta-feira, quando o Departamento de Trabalho divulgou que o país perdeu 415 mil empregos em outubro, a maior queda mensal em mais de duas décadas. A taxa de desemprego saltou de 4,9% em setembro para 5,4% em outubro.

O índice do Fed de Chicago é baseado em 85 indicadores econômicos que cobrem áreas como produção, renda, emprego, consumo e setor manufatureiro.

Dos 85 indicadores, 68 mostraram um crescimento abaixo da média em setembro, informou o banco. Em setembro de 2000, o índice mensal registrado foi de -0,06, enquanto a média trimestral ficou em -0,28.

  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página