Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2001 - 20h08

Volks fecha acordo em Taubaté e garante emprego de 1.000

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Volkswagen do Brasil fechou hoje com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté um acordo de flexibilização de jornada de trabalho para os 6.500 funcionários da unidade de Taubaté, no interior de São Paulo. O acordo foi fechado no mesmo dia que 3.000 funcionários da fábrica de São Bernardo, no ABC paulista, receberam uma carta da montadora avisando que estarão demitidos a partir de segunda-feira.

Segundo a Volks, o acordo de Taubaté terá a duração de dois anos e garantirá o emprego de 1.000 trabalhadores. Este é o número de excedentes da fábrica, pelos cálculos da montadora.

A base do acordo é a redução da jornada de trabalho e dos ganhos em 15%, com a manutenção do salário bruto mensal por meio da utilização de parte da PLR (participação nos lucros e resultados), do reajuste salarial da data-base e do banco de horas.

A proposta será apresentada aos empregados da fábrica nas próximas segunda e terça-feira e será colocada em votação na quarta-feira. Aprovado o acordo, empresa e sindicato voltam a se reunir para negociar medidas de redução de custo que vão garantir futuros investimentos na unidade do Vale do Paraíba.

LEIA MAIS
  • Leia a íntegra da carta de demissão da Volks
  • Veja íntegra do comunicado de demissão da Volks
  • Presidente da Volks disse que teve de "agir"
  • Sindicato promete paralisar Volks na segunda
  • Volks dá licença remunerada para 23 mil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página