Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2007 - 17h48

Otimismo do comércio para Natal é o maior em dois anos, diz Serasa

Publicidade

da Folha Online

Os empresários do comércio estão otimistas quanto às vendas deste Natal: 61% espera ampliar o faturamento na data. O patamar é recorde para a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, iniciada em 2005.

As estimativas indicam crescimento médio do faturamento de 15,5% no Natal deste ano em relação ao do ano passado. Os celulares deverão puxar mais uma vez as vendas no Natal -- segundo 30% dos entrevistados-- seguidos por confecções e acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, perfumaria e cosméticos, DVD's, CD's , livros e agendas.

Segundo a Serasa, as expectativas sobre as vendas superaram também todas as datas festivas do varejo desde 2005, rompendo pela primeira vez a barreira de 50%. Ao longo de 2007, as datas mais otimistas foram Dia das Crianças (49%), Páscoa e Dia dos Pais (ambos com 48%).

Por regiões do país, os comerciantes mais otimistas quanto ao faturamento deste Natal são os do Norte (70%), Sul (66%), Sudeste e Centro-Oeste empatados (59%) e, por último, os do Nordeste (56%).

Em relação ao volume vendido, a perspectiva também é recorde, com 59% dos entrevistados confiante em expansão ante o Natal de 2006. "Este patamar foi conseguido pela reversão de expectativa dos empresários que acreditavam em estabilidade das vendas físicas no Dia das Crianças e agora se mostram otimistas para este Natal", apontou a Serasa.

A conjuntura econômica favorável --com o aumento da renda, do emprego e da oferta de crédito-- sustentou as expectativas dos empresários. Além desses fatores, os analistas da Serasa indicam, como fatores positivos, a redução das taxas de juros ao longo do ano, a estabilidade da inadimplência, a maior disponibilidade de produtos importados e a queda nos preços dos produtos eletroeletrônicos e de informática, motivada pelo real valorizado".

A pesquisa da Serasa considerou uma amostra de 1.008 empresas do varejo, segmentadas por porte e localidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página