Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2007 - 19h00

Mantega espera crescimento superior a 5% em 2007

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Guido Mantega (Fazenda) espera um crescimento acima de 5% em 2007 e acredita que esse desempenho irá se repetir nos próximos anos.

Envolvido na negociação para aprovar a prorrogação da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), ele preferiu comentar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) por meio de uma nota à imprensa. Dessa forma, evitou questionamentos sobre o "imposto do cheque".

"O crescimento do PIB no terceiro trimestre reflete o bom momento da economia brasileira, revelando o grande potencial produtivo de nossas empresas e trabalhadores, bem como os acertos da política econômica adotada nos últimos anos", afirmou o ministro na nota.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira cresceu 1,7% no terceiro trimestre deste ano frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2006, o PIB teve um crescimento de 5,7%.

Para o ministro, o aumento dos investimentos dará sustentação para o país manter o patamar de crescimento de 5% e que isso ocorre com estabilidade dos preços e que o atual crescimento é estimulado pela reduções de impostos e pelos programas de distribuição de renda e aumento do salário mínimo.

"O aumento do investimento garante a sustentação do crescimento no patamar de 5% com estabilidade da inflação e, de outro lado, o crescimento do consumo das famílias confirma a criação de um mercado de massa no Brasil."

Na mesma comparação, o investimento (formação bruta de capital fixo) apresentou uma elevação de 14,4% e o consumo das famílias, de 6%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página