Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2001 - 09h15

BC do Japão rebaixa, pelo sexto mês, perspectiva para economia

Publicidade

da Folha Online

O Banco do Japão (banco central do país) reduziu sua avaliação econômica do país pelo sexto mês consecutivo em seu relatório de novembro publicado nesta segunda-feira, citando o fraco consumo, o maior componente da segunda maior economia do mundo, informa a Reuters.

A avaliação reforça a visão de que o Japão está em sua quarta recessão em uma década, com um declínio das exportações desde o início do ano tendo impacto sobre produção, lucros das empresas, gasto de capital, emprego, renda pessoal e agora consumo.

O banco disse que a desaceleração econômica global, aprofundada pelos ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos, faz com que as perspectivas para o Japão continuem incertas.

"A queda substancial na produção está começando a afetar o consumo privado por meio de (fraco) mercados de trabalho e renda, e o ajuste está se tornando mais severo", informou o relatório.

O consumo pessoal, que compreende cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, esteve relativamente resistente até 11 de setembro. As informações são da Reuters.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página