Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2001 - 17h29

Johnson é multada em R$ 1,064 mi por "maquiagem" de fralda

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça multou a Johnson & Johnson em R$ 1,064 milhão por "maquiagem" de preços nas embalagens de fraldas descartáveis.

Além disso, o departamento abriu processo administrativo para investigar o caso e determinou à empresa que realize propaganda para esclarecer aos consumidores a mudança nas embalagens.

A J& J, segundo o DPDC, reduziu de 12 para 10 unidades o conteúdo da embalagem de fraldas "Johnson's Baby", sem avisar devidamente os consumidores ou alterar os preços.

A "maquiagem" é uma forma camuflada de aumentar preços. As empresas reduzem a quantidade do produto e mantêm os valores.

A multa da J& J foi aplicada em caráter cautelar. Isso significa que, ao longo do processo administrativo, o valor pode ser reduzido, dependendo da conduta da empresa.

A decisão do DPDC foi publicada no "Diário Oficial" da União de hoje. De acordo com o despacho do diretor do departamento, Roberto Freitas, a J&J foi notificada sobre a denúncia de "maquiagem" e não conseguiu rebater as acusações.

Ele argumenta no despacho que a aplicação da multa levou em conta "a gravidade da infração, tendo seus danos, de natureza coletivizada, atingindo milhões de consumidores em todo o país'.

Além da investigação no Ministério da Justiça, o caso foi enviado ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas necessárias.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página