Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2001 - 12h54

Economia começa a exibir sinais de recuperação, diz Fed de St. Louis

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

A economia norte-americana começa a dar sinais de recuperação da recessão e dos impactos do 11 de setembro, afirmou hoje William Poole, presidente regional do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) em St. Louis.

Poole disse em entrevista que não está preocupado com as declarações do NBER (em inglês: Serviço Nacional de Pesquisa Econômica), que divulgará oficialmente às 13h (horário de Brasília) quando os EUA entraram em recessão.

Há pouco, Victor Zarnowitz, um dos seis economistas do instituto disse que todos os membros do conselho concordam que o país entrou em recessão em março.

"Se for chamado de recessão, será uma recessão que decididamente é atípica", disse Poole destacando que as vendas de casas e carros não foram duramente atingidas e que os cortes de produção foram concentrados nas áreas de telecomunicações e equipamentos de informática.

Segundo ele, aumento da cotação das ações e das vendas no varejo e a estabilidade do mercado imobiliário já apontam para uma recuperação econômica.

As vendas de imóveis novos deve encerrar o ano com um total de 1,6 milhões de unidades, o que seria superior aos 1,57 milhões de imóveis vendidos em 2000. Já as vendas de carros, caminhões e autopeças cresceram 26,4% em outubro, após terem registrado queda de 4,5% no mês anterior.

Poole assumiu o Fed de St. Louis em 1998 e é membro votante do Fomc, o conselho de política monetária do BC norte-americano. Ele falará hoje durante jantar no Instituto de Executivos Financeiros, em St. Louis, às 23h30 (horário de Brasília).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página