Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2008 - 14h35

Ações do Northern Rock sobem após novo plano de refinanciamento

Publicidade

da Efe, em Londres

As ações do banco britânico de hipotecas Northern Rock subiram 40% nesta segunda-feira na Bolsa de Londres depois de o governo ter anunciado um plano de refinanciamento para facilitar a venda da empresa ao setor privado.

A estratégia apresentada, traçada pelos assessores da Goldman Sachs, transformará em bônus garantidos pelo governo o empréstimo feito ao Northern pelo Banco da Inglaterra (o BC britânico) em setembro, quando teve que ser resgatado de emergência com uma dívida de US$ 46,6 bilhões.

O novo plano financeiro afasta, por enquanto, a opção da nacionalização e facilita a venda ao setor privado, que estava com dificuldades para reunir o dinheiro necessário para tirar o banco da atual crise.

O plano deve ser detalhado nesta tarde pelo ministro do Tesouro, Alistair Darling, na Câmara dos Comuns.

Após atingir uma alta de 40%, as ações do Northern Rock se mantiveram em torno de 30% acima de seu preço de abertura. O plano do governo permitirá pagar imediatamente a dívida do banco, mas, em contrapartida, a administração continuará vinculada à entidade durante o prazo para vencimento dos bônus garantidos, que pode ser de 5 ou 10 anos.

O governo insiste em que, segundo as condições do plano, receberá parte dos lucros do Northern Rock como empresa privada, assim como um pagamento pela garantia.

Os principais candidatos a comprar o banco, que têm até 4 de fevereiro para apresentar seus planos de negócio, são o Virgin Group e o Olivant. Há rumores de que um grupo liderado pela atual direção de Northern Rock também teria interesse na compra.

O proprietário do Virgin Group, Richard Branson, assegurou que o plano garante a devolução dos empréstimos ao erário público e mantém a maioria dos postos de trabalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página