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Grupo Fiat anuncia receita líquida 12,9% maior em 2007
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da Folha Online
O Grupo Fiat fechou 2007 com receita líquida de aproximadamente 59 bilhões de euros (US$ 87 bilhões ou R$ 155 bilhões), 12,9% acima do registrado em 2006. No Brasil, a receita líquida cresceu 68,6% em 2007, a US$ 14,5 bilhões (US$ 38 bilhões), segundo comunicado divulgado pela empresa nesta quinta-feira.
Em 2007, o resultado operacional do Grupo Fiat no mundo cresceu 66%, a 3,1 bilhões de euros (US$ 4,6 bilhões ou R$ 8,1 bilhões), o mais alto de sua história, segundo a companhia. O lucro líquido foi de 2,1 bilhões de euros (US$ 3 bilhões ou R$ 5,5 bilhões), um crescimento de 78,5% em relação ao ano passado.
Segundo o comunicado, "todos os setores de atividade obtiveram resultados positivos, acima do desempenho de 2006". "Já o endividamento industrial líquido foi zerado e foi ainda possível gerar caixa de 400 milhões de euros", informou a empresa.
A divisão de automóveis teve receita de 29 bilhões de euros (alta de 13,4%), com destaque, em volume de vendas, para a Fiat Group Automobiles --formada por Fiat, Lancia, Alfa Romeo e Veículos Comerciais, que faturaram 26,8 bilhões de euros (expansão de 13,1%). As vendas somaram 2, 234 milhões de unidades (crescimento de 12,8%).
Maserati e Ferrari, outras marcas que compõem a divisão de automóveis, atingiram receitas de 694 milhões de euros e 1,6 milhões de euros, respectivamente. Registraram ainda crescimento nas vendas de 15,3% (Maserati) e 33,7% (Ferrari).
O lançamento de diversos modelos-chave é apontado pelo grupo como um dos fatores principais para a expansão das vendas. "O Brasil aparece em destaque com market share de 25,9%, mantendo pelo sexto ano consecutivo a liderança de mercado", informou a empresa.
Resultados no Brasil
No Brasil, a empresa informou que as exportações responderam por 13,8% do total das receitas, somando US$ 2 bilhões (em alta de 33,3% em relação ao mesmo período anterior).
Segundo comunicado, a Fiat Automóveis registrou produção recorde no ano passado, de 717.855 veículos e comerciais leves, e manteve a liderança nas vendas, com um total de 607.598 veículos emplacados. A participação de mercado foi de 25,9%.
"O desempenho da marca representa um crescimento de 30,5% sobre as vendas registradas em 2006, acima da média do mercado, que foi de 27,8%, de acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores)", informou.
No segmento de colheitadeiras, a CNH (Case New Holland) registrou alta nas vendas de 120%, com 1.072 unidades em 2007. O setor de máquinas pesadas teve aumento de 45,5% (4.122 máquinas) e o de tratores, de 68,1% (7.056 unidades).
A Iveco, empresa do Grupo Fiat que produz caminhões, registrou crescimento de vendas de 53,3% em 2007 no país. Foram produzidos ao longo do ano 5.467 caminhões da marca.
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