Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2001 - 12h03

Passageiros da Transbrasil correm o risco de perder os bilhetes

Publicidade

da Folha Online

Os passageiros que compraram bilhetes da Transbrasil correm o risco de não voar caso a companhia não consiga reabastecer seus aviões e retomar os vôos nos próximos três dias.

Até quinta-feira, as demais companhias aéreas vão embarcar os passageiros da Transbrasil, porém, de acordo com suas possibilidades. Ou seja, embarcam primeiro seus próprios passageiros. Se sobrar alguma vaga, colocam algum passageiro da Transbrasil no avião.

As demais companhias aéreas -Gol, Varig, Vasp, Rio Sul, TAM e Pantanal- com acordo para endosso de bilhetes dizem que não podem assumir os passageiros da Transbrasil, além dos próximos três dias, porque a companhia está com os vôos lotados devido à política agressiva de promoções, que chegou a dar descontos de até 75% nas tarifas.

"As empresas terão grande prejuízo ao arcar com os passageiros nesse período. Depois disso, o passageiro terá de arcar com a eventual quebra da empresa", disse George Ermakoff, presidente do SNEA (sindicato das empresas aéreas).

O cliente da Transbrasil terá outros problemas. Ficou decidido que cada companhia aérea estabelecerá uma cota de bilhetes da Transbrasil, que será aceita por vôo. Portanto, se o vôo estiver lotado, os passageiros da Transbrasil serão os primeiros a ficar de fora.

As empresas aéreas também decidiram que quem embarcar terá de pagar uma
taxa de R$ 30,00. Esse dinheiro se refere a taxas aeroportuárias, seguros, e parte do pagamento do lanche de bordo. Os passageiros da Transbrasil não terão direito a reserva.

As empresas aéreas prevêem problemas. Segundo Ermakoff, pode haver um grande número de passageiros com bilhetes da Transbrasil. Como estava sem dinheiro, a empresa fez promoções agressivas para fazer caixa, oferecendo descontos de até 70% nas passagens.

Nenhum piloto da Transbrasil foi avisado da decisão. "Fiquei sabendo da história pela internet", declarou o piloto Eduardo Rosa.

LEIA MAIS
  • Transbrasil pára de voar por falta de combustível
  • Funcionários param pista de pouso de Congonhas
  • Passagem da Transbrasil só vale por três dias
  • Empregados vão pedir arresto de bens da empresa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página