Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2008 - 18h17

Companhias aéreas americanas podem fazer duas fusões, diz jornal

Publicidade

da Folha Online

Quatro companhias aéreas americanas estão em negociações para que aconteçam duas fusões, informou nesta quinta-feira a edição on-line do "Wall Street Journal."

Segundo fonte do diário econômico ligado ao negócio, Delta Air Lines e Northwest Airlines podem anunciar uma fusão nas próximas duas semanas. Já a negociação entre United Airlines e Continental Airlines "se tornou mais séria", segundo fonte familiar à situação.

A proposta de fusão Delta-Northwest seria uma troca de ações entre elas, a preços de mercado --ou seja, haveria pouco ou até nenhum prêmio das duas partes na negociação.

Em meados de janeiro, os diretores da Delta --a terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos em número de passageiros-- deram carta branca para que o executivo-chefe da empresa, Richard Anderson, negociasse uma fusão com a Northwest --quinta maior dos Estados Unidos-- e com a United --segunda maior. Porém, o negócio com a primeira teve, por enquanto, mais êxito.

Caso um dos dois negócios se concretize, a empresa resultante será a maior companhia aérea dos Estados Unidos e do mundo.

A idéia da Delta é buscar um acordo até meados de fevereiro, para que passe rapidamente pela aprovação dos órgãos concorrenciais do país. Executivos do setor acreditam que é mais fácil que isso ocorra nos últimos dias do governo de George W. Bush do que na próxima administração.

Apesar das conversas que manteve com a Delta, a United está neste momento focada na negociação com a Continental. Caso esse negócio seja fechado, é provavel que seja anunciado quase simultaneamente com a entre Delta e Northwest, para que sejam analisadas em conjunto pelas autoridades antitruste.

As quatro companhias aéreas não quiseram comentar as informações. Delas, apenas a Delta se limitou a dizer que não faria neste momento atualizações de sua lista de oportunidades de negócios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página